quarta-feira, 23 de abril de 2008

Colinas e Serpentes


Lisboa é a cidade das Sete Colinas. Qualquer pessoas que passe algumas horas por aqui verá menções sobre isso em vários lugares. Assim como Roma, a cidade foi fundado sob sete colinas – Castelo, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant'Ana – e parece ter ganhado essa fama a partir do "Livro das Grandezas de Lisboa", escrito por Frei Nicolau de Oliveira no século XVII.

Mas, passeando
por aí, encontrei uma historieta mais interessante envolvendo as colinas.

“Conta a lenda que antigamente existia aqui um reino chamado Ofiusa e que era governado por gigantescas serpentes. A rainha das serpentes era meio mulher e meia serpente mas em nada era tenebrosa. As suas graças e jeitos eram de menina e um poder de sedução incrível. Esta era a arma que usava para enfeitiçar todos os que aportassem no seu reino.


Diz-se que num belo dia, nas suas longas viagens, o herói Ulisses e seus companheiros ancoraram neste porto, à beira Tejo. A rainha apaixonou-se imediatamente por Ulisses e tinha intenções de o manter no reino e desposá-lo. Ulisses fingiu corresponder ao seu amor para que nem ele nem os seus companheiros viessem a correr perigo de morte e para que se pudessem abastecer com mantimentos para a viagem.

Assim que conseguiram reunir todo o material necessário para a viagem, Ulisses ludibriou a rainha e fugiu em direcção ao mar alto. Enraivecida e enganada, a rainha lança-se numa tentativa desesperada para alcançar o seu amado e, o mais depressa que a sua cauda o permitia, foi serpenteando até ao mar. Porém, a rainha serpente nunca alcançou Ulisses.

Ainda hoje podemos ver as marcas deste tão desconcertante encontro: As sete colinas de Lisboa que se dirigem todas para o mar em busca de um eterno amor...

Madalena Rodrigues”



Dúvidas:

1) se a tal serpente tivesse encontrado o Ulisses, o que teria feito? Pedido pra voltar? "A gente ainda pode ter uma chance, vamos tentar!"

2) ela ta ‘serpenteando’ (bela palavra) até agora? Ou desistiu quando viu que o sujeito era um grande moleque? Se bem que tem mulher que gosta...


Reflitamos sobre o tema.


6 comentários:

Anónimo disse...

Pois é... Diz a lenda que daí surgiu o nome de LISboa. A topografia do antigo OLISSIpo, como dantes se chamava, começou assim segundo esta história, história essa que ainda continua, pois a serpente acaba por morrer afogada e como todas as outras "ondula" o seu corpo: originando assim a capital portuguesa... Quem diria que o Ulisses também estava metido nesta história. LOL Mais que "OsLusíadas", a "Odisseia" narra um pouco da história desta cidade, será que a tristeza/esperança do fado também vem dos gritos que a serpente deu quando se apercebeu da fuga do seu amado? Seria um bom tema de investigação.
Carlos

Anónimo disse...

pobre rainha! mais um coração ludibriado por um cafajeste sem escrúpulos!

ta na na na na..

Anónimo disse...

serpente obstinada !

"esse homem é meu... e nao ha mar no mundo q nos separe !"

o primeiro passo, sempre, eh a negação não aceitou o fato de q a relação tinha bases frageis... mas acho q ela não teve tempo p/ pensar direito.
Fiquei pensando, ela nao foi mto longe como serpente ela era uma serpente da terra com pouca desenvoltra no mar, deve ter se afogado... ou morrido de desidratação...

conclusão:nutrir ilusões eh mais fácil q manter a realidade...


(p.s:nunca beba agua salgada!)

Anónimo disse...

Pois bem, esta história só vem demonstrar que a sacanagem portuguesa não é derivada dos nossos ilustres passados, mas sim desse salafrário chamado Ulisses :P...

Desculpa esfarrapada, claro está, mas voltemos à questão da fuga: se a senhora serpente deixou como marcas as colinas de Lisboa quer dizer que andou um pouco ali à toa para trás e para a frente... Porque razão não foi directa à água? Tinha medo de molhar a cauda? Hum... Não deveria ser muito inteligente, creio, e o Ulisses tomando contacto com uma figura que para além de feia (claro que era! serpente jamais pode ser bonita!) era na melhor das hipóteses muito burra pôs-se a milhas, claro está! Quem é que pode censurar o homem?!
As meninas que me desculpem, mas eu voto no Ulisses! :P

Anónimo disse...

Quando li o comentário do Carlos fiquei esperando ele dizer que, se o "LIS" era do Ulisses, o "BOA" era da rainha. Mas, infelizmente, ele não disse. Não importa. Fica aí a minha contribuição para a lenda.
Juan

Anónimo disse...

nada como uma contribuição à brasileira...

Isabela